Bora abrir essa? Achados da Adega #9
Achados da adega. A série que destaca rótulos que surpreendem, seja pela tipicidade, pelo valor ou simplesmente pelo prazer de beber algo bom sem complicação.
Poucos vinhos traduzem tão bem a qualidade e a identidade do norte de Portugal quanto o Soalheiro Alvarinho. Produzido em Melgaço, sub-região mais nobre dos Vinhos Verdes, a região se confunde com a casta branca Alvarinho. A Quinta Soalheiro nasceu em 1974, quando João António Cerdeira juntamente com seus pais decidiu plantar a primeira vinha contínua de alvarinho na região. Parcela esta que em 1982 deu nome à vinícola e ao rótulo clássico Soalheiro.
Pouco mais de 40 anos depois, o Soalheiro é um verdadeiro símbolo de respeito ao terroir e inovação sustentável que marcam o pioneirismo da vinícola que mantém uma filosofia de mínima intervenção, valorizando a biodiversidade das encostas graníticas que cercam o rio Minho.
Ficha Técnica
Produtor: Soalheiro
Região:Melgaço, Vinho Verde DOC (Portugal)
Uva: 100% Alvarinho
Safra: 2024
Teor alcoólico: 12,5%
Estilo: Branco seco
Vinificação: Fermentação em cubas de inox, preservando os aromas primários da uva e seu caráter mineral.
Minha Análise
Visual: amarelo-palha claro com reflexos esverdeados, límpido e brilhante.
Aromas: intensidade média (+). Predominam notas de frutas cítricas (limão siciliano), frutas de caroço (pêssego branco, damasco fresco) e notas florais (flor de laranjeira). Há também toques minerais e salinos, típicos da região, e um leve traço herbáceo que lembra folha de limoeiro.
Boca: Seco, com acidez alta, perfeitamente integrada. Corpo médio, álcool médio (12,5%), textura suave. Os sabores confirmam o perfil cítrico e de fruta de caroço, com notas sutis de casca de limão, maçã verde e uma sensação mineral persistente. Final médio (+), refrescante e elegante, com excelente equilíbrio entre fruta, acidez e estrutura aromática.
Minha Nota
90/100 pontos. Um vinho de excelente qualidade, com tipicidade e estilo. É vibrante, preciso e com prazer de beber muito acima da média. Um vinho que demonstra que a elegância também está presente nos vinhos de entrada. Definitivamente me deixou muito curioso para visitar a Quinta de Soalheiro e degustar seus principais vinhos.
Dica de Harmonização
Um vinho tão típico deve seguir as sugestões de harmonizações regionais. Ou seja, uma bela taça de Soalheiro acompanhada de uma porção de presunto de Bísaro ou os embutidos defumados da região.
Soalheiro é uma daquelas vinícolas que nasceram pequenas e se tornaram grandes sem perder a identidade. Um verdadeiro embaixador dos vinhos portugueses.
Onde Encontrar
Brasil - Importadora e e-commerce mistral.com.br.
Europa: Onde resido, o melhor custo/benefício para entrega tem sido o Decantalo. Mas para quem está em Portugal, nada supera visitar a Quinta Soalheiro e comprar os vinhos diretamente lá e viver uma ótima experiência enogastronômica.
Já provou algum vinho da Soalheiro? Conta nos comentários o que achou — e se gostou desta edição Achados da Adega, compartilhe com quem também ama descobrir bons vinhos!
Até a próxima!



